
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Arnoni, Maria Eliza Brefere | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:38:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:38:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310119 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310119 | - |
| Descrição: dc.description | Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. Palavras-chave e DOI são referentes ao último artigo publicado em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/issue/view/1568 Para conseguir fazer a submissão do relatório. | - |
| Descrição: dc.description | Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aparelho em Vilém Flusser | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação sócio-técnica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Duplicidade humana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo de informação Byung-Chul Han | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Degradação humana | - |
| Título: dc.title | Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico | - |
| Título: dc.title | Análisis de las actividades pedagógicas no presenciales realizadas en docencia remota en una institución de educación superior (IFSP) en un contexto de pandemia a partir de Concepción de la educación en Paulo Freire y de la actividad educativa desde la perspectiva de la Teoría Pedagógica de la Metodología de la Mediación Dialéctica (MMD), desarrollada por Maria Eliza Brefere Arnoni: un estudio autobiográfico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: