
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Marianna F. M. (Marianna Francisca Martins) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Rainy Campos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310100 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310100 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho investiga as relações sonoro-musicais na cena dos Teatros Negros, referenciados num repertório de expressões culturais de matrizes negras. A partir do estudo sobre os Teatros Negros orientados pelos estudos culturais de Muniz Sodré (2023) e estudos culturais e teatrais de Leda Maria Martins (1995), a pesquisa compreende os Teatros Negros como um conceito polissêmico, se desenvolvendo a partir dos pensamentos de Evani Tavares Lima (2010) e Marcos Antônio Alexandre (2017). As reflexões são elaboradas a partir do fazer, refletir e orientar processos criativos de Teatros Negros e com as musicalidades, e se estrutura apresentando uma perspectiva de análise histórica da produção teatral negra em Belo Horizonte, revelando pela poética de criação na cena, reflexões sobre a presença sonoro-musical. A pesquisa dá destaque e investiga a centralidade das musicalidades na poética de criação do espetáculo O Grito do Outro - O Grito meu! da Cia. Espaço Preto, orientada por referências da etnomusicologia, pelas pesquisas de Muniz Sodré (2015; 2019) e Tiago Oliveira Pinto (2001; 2004). As reflexões sobre a presença sonoro-musical evidenciam a noção de um corpo-tambor, que é aprofundada na pesquisa da prática docente, orientando processos de formação teatral. A pesquisa fundamenta-se em uma metodologia que combina análise teórica, relatos de experiências e entrevistas. | - |
| Descrição: dc.description | This work investigates the sound-musical relations in the scene of Black Theaters, referenced in a repertoire of cultural expressions of black matrices. From the study on Black Theaters guided by the cultural studies of Muniz Sodré (2023) and cultural and theatrical studies of Leda Maria Martins (1995), the research understands Black Theaters as a polysemic concept, developing from the thoughts of Evani Tavares Lima (2010) and Marcos Antônio Alexandre (2017). The reflections are elaborated from the making, reflecting and guiding creative processes of Black Theaters and with the musicalities, and is structured presenting a perspective of historical analysis of black theatrical production in Belo Horizonte, revealing through the poetics of creation in the scene, reflections on the sound-musical presence. The research highlights and investigates the centrality of musicalities in the poetics of creation of the show O Grito do Outro - O Grito meu! (The cry of the other - My Cry!) of the Espaço Preto Company, guided by references from ethnomusicology, by the research of Muniz Sodré (2015; 2019) and Tiago Oliveira Pinto (2001; 2004). The reflections on the sound-musical presence evidence the notion of a body-drum, which is deepened in the research in teaching practice, guiding theatrical training processes. The research is based on a methodology that combines theoretical analysis, experience reports and interviews. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro negro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música no teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
| Título: dc.title | Poéticas de teatros negros: uma perspectiva sonoro-musical criativa e formativa | - |
| Título: dc.title | Poetics of black theaters: a creative and educational sound-musical perspective | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: