Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Américo, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leandro Sebastian Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:58:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:58:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310039 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/5175264459973034 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0005-8463-0687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310039 | - |
Descrição: dc.description | A rápida proliferação da desinformação sobre temas importantes tem atingido diversos segmentos da sociedade, e, por isso é motivo de grande preocupação para as autoridades brasileiras, bem como para as organizações civis severamente afetadas ao redor do mundo. As notícias falsas fazem parte da história humana desde os tempos mais remotos, mas, no atual ecossistema midiático e devido às novas tecnologias de informação e comunicação que permitem o compartilhamento instantâneo de mensagens em sociedades cada vez mais conectadas, se acentuou de maneira inédita. Daí a importância deste trabalho cujo objetivo é realizar um estudo bibliométrico, de cunho qualiquantitativo, para verificar o avanço de publicações sobre fake news e sobre os algoritmos computacionais envolvidos na criação, publicação e propagação de notícias falsas por meio de compartilhamentos digitais, com especial enfoque sobre seus impactos na ciência, no esporte e na sociedade brasileira, comparativamente ao contexto global, relacionando aos novos veículos democráticos de mídias digitais regidos pelos algoritmos e pela Inteligência Artificial (IA), além de, analisar as políticas públicas e as ações de educação midiática e letramento digital aplicadas como alternativas de combate às notícias falsas, pela promoção do pensamento crítico, analítico e científico, sem afetar a fluidez dos debates virtuais e a liberdade de expressão. Para tanto, procedeu-se à revisão de literatura e citações para a seleção de estudos de interesse, utilizando-se o protocolo PRISMA para o recorte das publicações mais relevantes para a análise de dados, por meio do método analítico histórico-dedutivo. Os resultados evidenciaram um aumento considerável na disseminação de desinformação sobre inúmeros temas nas mais variadas áreas, principalmente com o início da pandemia COVID-19 (SARS-CoV 2), e foram apresentados por meio da plataforma wordclouds.com na produção de listas e tabelas das palavras mais citadas, gerando gráficos, diagramas representados em formato de nuvem de palavras. Estudos cienciométricos, que permitem a análise quantitativa de dados, foram igualmente usados para avaliar a percepção desse aumento. Por fim, uma análise mista, qualitativa e quantitativa, e uma análise hermenêutica possibilitaram relacionar os desafios as propostas de letramento digital e as políticas públicas aplicadas na solução do problema da desinformação no Brasil, apontando para a importância dessas políticas e do letramento digital em abrangência nacional no combate às fake news e democratização das informações. | - |
Descrição: dc.description | The rapid spread of disinformation on important topics has affected various segments of society, and is therefore a cause for great concern for Brazilian authorities, as well as for civil society organizations that have been severely affected around the world. Fake news has been part of human history since ancient times, but in the current media ecosystem and due to new information and communication technologies that allow the instant sharing of messages in increasingly connected societies, it has become more pronounced than ever before. Hence the importance of this work, whose objective is to carry out a bibliometric study, of a qualitative and quantitative nature, to verify the advance of publications on fake news and on the computational algorithms involved in the creation, publication and propagation of false news through digital sharing, with a special focus on their impacts on science, sports and Brazilian society, compared to the global context, relating to the new democratic vehicles of digital media governed by algorithms and Artificial Intelligence (AI), in addition to analyzing public policies and media education and digital literacy actions applied as alternatives to combat fake news, by promoting critical, analytical and scientific thinking, without affecting the fluidity of virtual debates and freedom of expression. To this end, a literature review and citations were carried out to select studies of interest, using the PRISMA protocol to select the most relevant publications for data analysis, through the historicaldeductive analytical method. The results showed a considerable increase in the dissemination of disinformation on numerous topics in a wide range of areas, especially with the onset of the COVID-19 (SARS-CoV 2) pandemic. They were presented using the wordclouds.com platform to produce lists and tables of the most frequently cited words, generating graphs and diagrams represented in word cloud format. Scientometric studies, which allow for quantitative data analysis, were also used to assess the perception of this increase. Finally, a mixed qualitative and quantitative analysis and a hermeneutic analysis made it possible to relate the challenges to digital literacy proposals and public policies applied to solve the problem of disinformation in Brazil, highlighting the importance of these policies and digital literacy on a national scale in combating fake news and democratizing information. | - |
Descrição: dc.description | Die rasante Verbreitung von Fehlinformationen zu wichtigen Themen hat unterschiedliche Teile der Gesellschaft erreicht und ist daher für die brasilianischen Behörden sowie für weltweit stark betroffene zivilgesellschaftliche Organisationen ein Grund zur Sorge. Fake News sind seit der Antike Teil der Menschheitsgeschichte. Im heutigen Medienökosystem und aufgrund neuer Informations- und Kommunikationstechnologien, die den sofortigen Austausch von Nachrichten in zunehmend vernetzten Gesellschaften ermöglichen, sind sie jedoch ausgeprägter denn je. Daher ist diese Arbeit so wichtig. Ihr Ziel ist die Durchführung einer bibliometrischen Studie qualitativer und quantitativer Art, um den Fortschritt der Veröffentlichungen zu Fake News und zu den Computeralgorithmen zu überprüfen, die an der Erstellung, Veröffentlichung und Verbreitung von Falschmeldungen durch digitales Teilen beteiligt sind. Dabei liegt ein besonderes Augenmerk auf ihren Auswirkungen auf Wissenschaft, Sport und die brasilianische Gesellschaft im Vergleich zum globalen Kontext. Dabei geht es um die neuen demokratischen Vehikel der digitalen Medien, die von Algorithmen und künstlicher Intelligenz (KI) gesteuert werden. Darüber hinaus werden öffentliche Maßnahmen und Maßnahmen zur Medienerziehung sowie zur digitalen Kompetenz analysiert, die als Alternativen zur Bekämpfung von Fake News eingesetzt werden, indem kritisches, analytisches und wissenschaftliches Denken gefördert wird, ohne die Fluidität virtueller Debatten und die Meinungsfreiheit zu beeinträchtigen. Zu diesem Zweck wurden eine Literaturrecherche und Zitate durchgeführt, um interessante Studien auszuwählen. Dabei wurde das PRISMA-Protokoll verwendet, um die relevantesten Veröffentlichungen für die Datenanalyse auszuwählen, wobei die historisch-deduktive Analysemethode zum Einsatz kam. Die Ergebnisse zeigten einen erheblichen Anstieg der Verbreitung von Fehlinformationen zu zahlreichen Themen in den unterschiedlichsten Bereichen, insbesondere mit dem Ausbruch der COVID-19-Pandemie (SARS-CoV 2). Sie wurden über die Plattform wordclouds.com in Form von Listen und Tabellen der am häufigsten zitierten Wörter präsentiert und Grafiken sowie Diagramme im Wortwolkenformat generiert. Um die Wahrnehmung dieses Anstiegs zu beurteilen, wurden auch szientometrische Studien herangezogen, die eine quantitative Analyse der Daten ermöglichen. Schließlich ermöglichte eine gemischte qualitative und quantitative Analyse sowie eine hermeneutische Analyse, die Herausforderungen mit den Vorschlägen zur digitalen Kompetenz und den staatlichen Maßnahmen zur Lösung des Desinformationsproblems in Brasilien in Beziehung zu setzen. Dabei wurde die Bedeutung dieser Maßnahmen und der digitalen Kompetenz auf nationaler Ebene für die Bekämpfung von Fake News und die Demokratisierung von Informationen hervorgehoben. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID - 19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake News | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Título: dc.title | Narrativas falsas: uma investigação sobre os efeitos das fake news | - |
Título: dc.title | Narrativas falsas: una investigación sobre los efectos de las noticias falsas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: