Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Leonelli, Julia Cristina Salvador | - |
Autor(es): dc.creator | Reinaldo, Thais Adrianne Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Autor(es): dc.creator | Bellotti, Adriana Do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320240032 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310020 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to identify and explain the approaches of Brazilian investigations on physics teaching in elementary schools for students who are deaf, based on inclusive didactic proposals published in Brazilian journals over the past ten years. The research is qualitative, based on a bibliographic review, and follows the assumptions of a systematic analysis. We have searched for information in the SciELO database. Four studies were selected to highlight the proposition, development, and assessment of diverse teaching strategies, as well as the requirements for weaknesses in implementing the inclusion of deaf students in the classroom, including the non-appropriation and use of the Brazilian Sign Language (Libras) interpretation method by teachers, the lack of training for interpreters, the need to create specific didactic materials, and signs in Libras to represent concepts and scientific terms. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo identificar e compreender os enfoques das investigações brasileiras sobre o Ensino de Física na escola básica para estudantes surdos, a partir de propostas didáticas inclusivas, divulgadas em periódicos brasileiros, na última década. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, e seguindo os pressupostos da Revisão Sistemática, a busca dos dados foi realizada no repositório Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados quatro estudos, que apontaram a proposição, elaboração e avaliação de estratégias de ensino diversificadas, bem como de demandas e fragilidades para a concretização da inclusão dos estudantes surdos no contexto escolar, tais como a não apropriação e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos professores, a falta de formação dos intérpretes e a necessidade de produção de materiais didáticos específicos e sinais próprios em Libras para representação de conceitos e termos científicos. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL) | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of the deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpreter for the deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação dos surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intérprete para surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Ensino de Física para estudantes surdos: investigando possibilidades | - |
Título: dc.title | Physics Education for deaf students: Exploring possibilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: