Ensino de Física para estudantes surdos: investigando possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLeonelli, Julia Cristina Salvador-
Autor(es): dc.creatorReinaldo, Thais Adrianne Silva-
Autor(es): dc.creatorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho-
Autor(es): dc.creatorBellotti, Adriana Do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320240032-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310020-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to identify and explain the approaches of Brazilian investigations on physics teaching in elementary schools for students who are deaf, based on inclusive didactic proposals published in Brazilian journals over the past ten years. The research is qualitative, based on a bibliographic review, and follows the assumptions of a systematic analysis. We have searched for information in the SciELO database. Four studies were selected to highlight the proposition, development, and assessment of diverse teaching strategies, as well as the requirements for weaknesses in implementing the inclusion of deaf students in the classroom, including the non-appropriation and use of the Brazilian Sign Language (Libras) interpretation method by teachers, the lack of training for interpreters, the need to create specific didactic materials, and signs in Libras to represent concepts and scientific terms.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo identificar e compreender os enfoques das investigações brasileiras sobre o Ensino de Física na escola básica para estudantes surdos, a partir de propostas didáticas inclusivas, divulgadas em periódicos brasileiros, na última década. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, e seguindo os pressupostos da Revisão Sistemática, a busca dos dados foi realizada no repositório Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados quatro estudos, que apontaram a proposição, elaboração e avaliação de estratégias de ensino diversificadas, bem como de demandas e fragilidades para a concretização da inclusão dos estudantes surdos no contexto escolar, tais como a não apropriação e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos professores, a falta de formação dos intérpretes e a necessidade de produção de materiais didáticos específicos e sinais próprios em Libras para representação de conceitos e termos científicos.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL)-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of the deaf-
Palavras-chave: dc.subjectInterpreter for the deaf-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature review-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação dos surdos-
Palavras-chave: dc.subjectIntérprete para surdos-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Título: dc.titleEnsino de Física para estudantes surdos: investigando possibilidades-
Título: dc.titlePhysics Education for deaf students: Exploring possibilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.