
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Perez, Daniela Jordao Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlunzen, Elisa Tomoe Moryia | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlunzen Junior, Klaus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n65.24582 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310005 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to understand the evidence and gaps in pedagogical and methodological approaches in online teacher training for the inclusive education of Students with Special Educational Needs (SEN) and compliance with national policies. The protocol of the Joanna Briggs Institute (JBI) was used to conduct a scoping review on articles published between 2019 and May 2023. Three electronic databases, including two national and one international, were searched. A total of 238 articles were identified. Applying the inclusion and exclusion criteria, only three articles were selected for analysis based on the explicit questions stated in the text. The analysis included evidence related to the methodological approach, the results, and recommendations for training processes. The results revealed that only one article clearly indicates the approach used in teacher training, but all three highlight the collaborative work between mainstream classroom teachers and specialized teachers as crucial for the development of an inclusive culture in the school context. The evaluation of all stages of the teacher training process, from its conception to the follow-up of graduates, is considered relevant to underpin the reflexive process of both the involved team and the teachers in training. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Oeste Paulista Unoeste, Educ Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Oeste Paulista Unoeste, Educ Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 19 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | constructionist | - |
| Palavras-chave: dc.subject | contextualized and meaningful approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formative processes | - |
| Título: dc.title | PEDAGOGICAL APPROACHES IN THE ONLINE TRAINING OF BASIC EDUCATIONPROFESSIONALS TO FAVOR INCLUSION: A SCOPING REVIEW | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: