Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Michigan | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aminmansour, Sepideh | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes de Carvalho, Ana Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros Cardoso, Lais | - |
Autor(es): dc.creator | Anselmi, Caroline | - |
Autor(es): dc.creator | Rahimnejad, Maedeh | - |
Autor(es): dc.creator | Dal-Fabbro, Renan | - |
Autor(es): dc.creator | Benavides, Erika | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Tiago Moreira Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Alexandre Luiz Souto | - |
Autor(es): dc.creator | Bottino, Marco C. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:28:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:28:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/jfb15040105 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309968 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to develop gelatin methacryloyl (GelMA)-injectable hydrogels incorporated with 58S bioactive glass/BG-doped with strontium for vital pulp therapy applications. GelMA hydrogels containing 0% (control), 5%, 10%, and 20% BG (w/v) were prepared. Their morphological and chemical properties were evaluated by scanning electron microscopy/SEM, energy dispersive spectroscopy/EDS, and Fourier transform infrared spectroscopy/FTIR (n = 3). Their swelling capacity and degradation ratio were also measured (n = 4). Cell viability (n = 8), mineralized matrix formation, cell adhesion, and spreading (n = 6) on DPSCs were evaluated. Data were analyzed using ANOVA/post hoc tests (α = 5%). SEM and EDS characterization confirmed the incorporation of BG particles into the hydrogel matrix, showing GelMA’s (C, O) and BG’s (Si, Cl, Na, Sr) chemical elements. FTIR revealed the main chemical groups of GelMA and BG, as ~1000 cm−1 corresponds to Si-O and ~1440 cm−1 to C-H. All the formulations were degraded by day 12, with a lower degradation ratio observed for GelMA+BG20%. Increasing the concentration of BG resulted in a lower mass swelling ratio. Biologically, all the groups were compatible with cells (p > 0.6196), and cell adhesion increased over time, irrespective of BG concentration, indicating great biocompatibility. GelMA+BG5% demonstrated a higher deposition of mineral nodules over 21 days (p < 0.0001), evidencing the osteogenic potential of hydrogels. GelMA hydrogels incorporated with BG present great cytocompatibility, support cell adhesion, and have a clinically relevant degradation profile and suitable mineralization potential, supporting their therapeutic potential as promising biomaterials for pulp capping. | - |
Descrição: dc.description | Department of Cariology Restorative Sciences and Endodontics School of Dentistry University of Michigan | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Sao Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology and Pediatric Dentistry Sao Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Periodontics and Oral Medicine School of Dentistry University of Michigan | - |
Descrição: dc.description | Department of Prosthodontics and Periodontology Sao Paulo University, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Biomedical Engineering College of Engineering University of Michigan | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Sao Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology and Pediatric Dentistry Sao Paulo State University, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Functional Biomaterials | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | biocompatible materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | bioglass | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental pulp capping | - |
Palavras-chave: dc.subject | gelatin | - |
Palavras-chave: dc.subject | hydrogels | - |
Palavras-chave: dc.subject | strontium | - |
Título: dc.title | Strontium-Doped Bioglass-Laden Gelatin Methacryloyl Hydrogels for Vital Pulp Therapy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: