
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Getúlio de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.697 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309945 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309945 | - |
| Descrição: dc.description | This article is the result of a research about medial process of social spectacularizing accentuated by the advent of the “digital culture” nowadays driven by the “platform capitalism”. Its goal is to expose some educational implications arising from the pedagogical rearrangements in the face of the strengthening algorithmic insertions in teaching programs to standardize the conduct of teachers, as provided for in the National Common Curricular Base (NCCB). We analyzed some social and educational consequences of computational thinking through the software trend in the ongoing reform of basic education. The results showed that digital priority through the didactic dirigisme undermines the development of critical thinking in the face of algorithmic coldness. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de são Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de são Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 377-399 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Pesquisa Qualitativa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algorithmization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didatic dirigism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education and digital culture | - |
| Título: dc.title | THE BNCC: THE CLASH BETWEEN DIGITAL EDUCATION AND THE PROMOTION OF CRITICAL THINKING IN ITS POSSIBLE INTERFACES | - |
| Título: dc.title | A BNCC: O EMBATE ENTRE A EDUCAÇÃO DIGITAL E A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM SUAS POSSÍVEIS INTERFACES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: