
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Lurian Dionizio | - |
| Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim | - |
| Autor(es): dc.creator | Gastaldi, Daniel German Ramos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:23:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:23:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/1467-9604.12525 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309902 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309902 | - |
| Descrição: dc.description | People with high skills have a different behavioural repertoire and generally, such characteristics define their type of gifted. However, we do not have conclusive data regarding the characteristics of this population, since it is an area of study that generates many controversies, and when it comes to socio-emotional characteristics, investigations are even more scarce and conflicting. Thus, the present study tried to describe and compare the behavioural characteristics and social abilities of students with high skills, before and after participating in enrichment activities. The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) was used, with the students themselves, their parents and teachers as informants. The results showed a good repertoire of social skills and few behaviour problems in these students, but there was no significant improvement in the second evaluation. As limitations, it was pointed out: the fact that the activities of curricular enrichment do not deal with the formal teaching of social skills; the reduced size of the sample and the lack of a control group to compare the results. As strong points, it was found that there are few studies that seek to describe the socio-emotional characteristics of this population, neglecting other needs that need to be observed and met. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Support for Learning | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gifted | - |
| Palavras-chave: dc.subject | high skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | socio-emotional behavior | - |
| Título: dc.title | Social skills in gifted students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: