
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hub for Artificial Intelligence and Cognitive Architectures (H.IAAC) | - |
| Autor(es): dc.creator | Berto, Letícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Leonardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rohmer, Eric | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Gudwin, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Simões, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.creator | Colombini, Esther | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:21:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:21:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.cogsys.2023.101170 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309897 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309897 | - |
| Descrição: dc.description | Integrating robots into our daily lives, once a distant dream, is gradually becoming a reality, surpassing our initial expectations. Today, we aspire for these robots to not only perform rudimentary tasks but to emulate human behavior, and in some aspects, even exceed it. The realm of research dedicated to achieving human-like competencies in robots has given rise to the fields of Developmental and Cognitive Robotics. These domains find their foundation in cognitive architectures and insights from human development. Despite the substantial progress in these fields, a conspicuous gap exists in the literature related to the evaluation of cognitive architectures and the advanced capabilities exhibited by robots. Recognizing this void, we aim at establishing a bridge between the insights gleaned from human developmental theories and the potential applications in robotics. Central to our investigation is the notion that learning follows a cumulative trajectory of escalating complexity. Consequently, our focus centers on the early stages of human development, particularly within the realm of children aged 0 to 2 years. Drawing inspiration from Piaget's constructivist theory aligned with empirical studies in the Developmental Robotics domain, we unveil a framework that facilitates the classification of these studies. In light of this, we curate a series of progressive experiments, mirroring the motor and cognitive growth exhibited by children from birth to two years of age, to be conducted with robots. We also described a methodology for designing these experiments considering the robotics aspects. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Computing University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Department of Control and Automation Engineering São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | School of Electrical and Computer Engineering University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Hub for Artificial Intelligence and Cognitive Architectures (H.IAAC) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Control and Automation Engineering São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2021/07050-0 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 312323/2022-0 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 315468/2021-1 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Cognitive Systems Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive robotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Developmental learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incremental experiments | - |
| Título: dc.title | Piagetian experiments to DevRobotics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: