Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Sária Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Veronica Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:24:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:24:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202340E210011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309888 | - |
Descrição: dc.description | Objective We compared parental educational practices and emotional health of 62 mothers of students from nuclear (G1) and non-nuclear families (G2). Method We used an inventory of parenting practices and scales for assessment of anxiety, stress and depression. Results G1 showed significantly higher means for Moral Behavior. Positive correlations between negative parenting educational practices and clinical indicators for maternal emotional health were perceived in both groups and more significantly for G2. Younger mothers in G1 indicated more signs of state anxiety and for G2 the lower socioeconomic level indicated more signs of stress and trait anxiety and less depression. Conclusion The data can contribute to the planning of interventions. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Psicologia, MS | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Estudos de Psicologia (Campinas) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Families | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternal behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Título: dc.title | Parental educational practices, emotional health and maternal sociodemographic variables: Nuclear and non-nuclear families | - |
Título: dc.title | Práticas educativas parentais, saúde emocional e variáveis sociodemográficas maternas: famílias nucleares e não nucleares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: