Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Rio Verde GO | - |
Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Goiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Jovair Batista de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jesiel Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Ditomaso, Aline | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Andreza Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309879 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to evaluate the development of motor skills of children from rural schools in the city of Rio Verde - GO. This is an exploratory field research carried out with 25 children between 9 and 10 years old, who have never lived in the city. The Test of Gross Motor Development -TGMD-2 by Ulrich (2000) was used, which, from two sub-tests, assesses the control of locomotion and handling of objects. Quantitative data analysis revealed that children who live and study in rural areas have development classified as AVERAGE. The analysis of the Gross Motor Development Quotient - QDMG showed that the development of boys is superior to that presented by girls. As for the age-related motor development profile, both genders are above the expected average for their age, which may be related to the quality of bodily experiences lived in rural areas. | - |
Descrição: dc.description | Univ Rio Verde GO, Rio Verde, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Inst Fed Goiano, Campus Rio Verde, Rio Verde, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 267-288 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor Skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | TGMD-2 Assessment Protocol e Rural Schools | - |
Título: dc.title | EVALUATION OF THE DEVELOPMENT OF MOTOR SKILLS OF CHILDREN AT RURAL SCHOOLS IN RIO VERDE - GO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: