Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Orenha-Ottaiano, Adriane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:40:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:40:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781003413301-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309871 | - |
Descrição: dc.description | In the sphere of foreign language teaching and learning research, it is important to highlight two major areas of interest in corpus-based investigations: corpus-based phraseology and phraseography. Both research areas have contributed to the development of corpus-based and corpus-driven studies, as well as tools and resources with a view to increase learners’ collocational and phraseological competence, which are key factors for the acquisition of fluency in a foreign language. Guided by a phraseological and phraseographical view, this chapter aims to discuss the relevance and some practical applications of DDL to teach collocations using as a resource tool the Multilingual Collocations Dictionary Platform. This lexicographical resource is described under the theoretical framework of corpus-based phraseology and phraseography, and some corpus-based pedagogical activities targeting English and Portuguese are proposed. Both activities and resources have the aim of promoting foreign language learners’ collocational competence, the latter one under the scope of the funded research project “A phraseographical methodology and model for an online corpus-based Multilingual Collocations Dictionary Platform” (FAPESP Proc nr. 2020/01783-2). | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 187-205 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Corpora for Language Learning: Bridging the Research-Practice Divide | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | The Applications of Data-Driven Learning, Corpus-Based Phraseology And Phraseography in the Development of Collocational and Phraseological Competence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: