
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Noronha, Ana Carolina Cortez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:11:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:11:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47843 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309860 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309860 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this essay is to provide some reflections on the effects of the excessive use of technology today and how this affects contemporary subjects and their capacity for complex thinking and learning in and out of school. These reflections are based on issues situated at the intersection of technology and the human sciences, such as the over-stimulation and continuity brought about by the use of digital technologies, which clash with the need for stillness and deceleration for learning and complex reasoning. The intensified use of digital technologies that we are experiencing affects the functioning of the brain and disperses attention, which has been identified as the main contemporary asset - hence the term attention economy has emerged to replace information economy. It also reflects on the role of schools in guiding their students through this paradigm shift. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Texto Livre | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Attention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hyperconnectivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information economy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and Education | - |
| Título: dc.title | Scattered in times of the economy of attention: technology and us | - |
| Título: dc.title | Dispersos em tempos de economia da atenção: a tecnologia e nós | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: