
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pesquisa e Inovação | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual da Bahia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Associação Médica Brasileira (AMB) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira Júnior, Gerson Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Colleoni Neto, Ramiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Rosana | - |
| Autor(es): dc.creator | Guedes, Hermila Tavares Vilar | - |
| Autor(es): dc.creator | Guedes, Jorge Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Hamamoto Filho, Pedro Tadao | - |
| Autor(es): dc.creator | Dolci, José Eduardo Lutaif | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Cesar Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:24:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:24:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20243857-en | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309839 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309839 | - |
| Descrição: dc.description | This reflection article can be divided into two complementary parts. The first shows the current context of medical education in Brazil, bringing the most recent data on the number of undergraduate students and its growing gap in relation to the reduced number of vacancies in medical residency, which, despite being the most appropriate modality to train specialists, has been overlooked by the excessive number of lato sensu graduate courses. The second part discusses the possibilities of evaluating medical training, which is terminal in Brazil, enabling the newly graduated physician to claim the professional registration and to practice medicine, being evaluated only by their own medical course. It also reviews the historical evolution and pros and cons of evaluating medical education for doctors trained both locally and abroad. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo Comissão do Título de Especialista Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Campus Bauru, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo Comissão de Residência Médica Colégio Brasileiro de Cirurgiões, SP | - |
| Descrição: dc.description | Centro Universitário FAESA Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação, ES | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual da Bahia | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal da Bahia Comissão do Título de Especialista Federação Brasileira de Gastroenterologia, Salvador | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de São Paulo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Ensino Médico, Campus Botucatu, SP | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Associação Médica Brasileira (AMB) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina do ABC Associação Médica Brasileira (AMB), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de São Paulo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Ensino Médico, Campus Botucatu, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista do Colegio Brasileiro de Cirurgioes | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | General Practitioners | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licensure in Medicine | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training of Human Resources in Health | - |
| Título: dc.title | Reflections on the current context and assessment of undergraduate medical education in Brazil | - |
| Título: dc.title | Reflexões acerca do contexto atual e da avaliação da formação da graduação médica no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: