Reflections on the current context and assessment of undergraduate medical education in Brazil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo (USP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)-
Autor(es): dc.contributorPesquisa e Inovação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual da Bahia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Bahia (UFBA)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorAssociação Médica Brasileira (AMB)-
Autor(es): dc.creatorPereira Júnior, Gerson Alves-
Autor(es): dc.creatorColleoni Neto, Ramiro-
Autor(es): dc.creatorAlves, Rosana-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Hermila Tavares Vilar-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Jorge Carvalho-
Autor(es): dc.creatorHamamoto Filho, Pedro Tadao-
Autor(es): dc.creatorDolci, José Eduardo Lutaif-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Cesar Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:24:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:24:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20243857-en-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/309839-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309839-
Descrição: dc.descriptionThis reflection article can be divided into two complementary parts. The first shows the current context of medical education in Brazil, bringing the most recent data on the number of undergraduate students and its growing gap in relation to the reduced number of vacancies in medical residency, which, despite being the most appropriate modality to train specialists, has been overlooked by the excessive number of lato sensu graduate courses. The second part discusses the possibilities of evaluating medical training, which is terminal in Brazil, enabling the newly graduated physician to claim the professional registration and to practice medicine, being evaluated only by their own medical course. It also reviews the historical evolution and pros and cons of evaluating medical education for doctors trained both locally and abroad.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade de São Paulo Comissão do Título de Especialista Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Campus Bauru, SP-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal de São Paulo Comissão de Residência Médica Colégio Brasileiro de Cirurgiões, SP-
Descrição: dc.descriptionCentro Universitário FAESA Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação, ES-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual da Bahia-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal da Bahia Comissão do Título de Especialista Federação Brasileira de Gastroenterologia, Salvador-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de São Paulo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Ensino Médico, Campus Botucatu, SP-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Associação Médica Brasileira (AMB)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Medicina do ABC Associação Médica Brasileira (AMB), SP-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de São Paulo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Ensino Médico, Campus Botucatu, SP-
Idioma: dc.languageen-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista do Colegio Brasileiro de Cirurgioes-
???dc.source???: dc.sourceScopus-
Palavras-chave: dc.subjectGeneral Practitioners-
Palavras-chave: dc.subjectLicensure in Medicine-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of Human Resources in Health-
Título: dc.titleReflections on the current context and assessment of undergraduate medical education in Brazil-
Título: dc.titleReflexões acerca do contexto atual e da avaliação da formação da graduação médica no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.