
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemes, Sebastiao de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:30:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:30:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10407 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309825 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309825 | - |
| Descrição: dc.description | Proposed as part of a broader study and in pursuit of theoretical deepening, this work questions, discusses, and reflects on some concepts and foundations presented by the BNCC regarding structural issues and the current school model. In this direction and sense, the text seeks, in the light of a reflective theoretical exploration, to analyze the complexity of this instrument, both conceptually and as a guideline for primary schooling, guiding pedagogical practices in the daily routine of schooling. It considers an inevitable incompleteness due to the gap between its idealized formulation and the structural reality in which it will be applied, since it was instituted to ensure the learning and development rights of students, in accordance with the National Education Plan. The conceptions of learning and development oriented by ethical, political, and aesthetic principles that aim at integral human formation and the construction of a just, democratic, and inclusive society impose a strong critical stance due to their operational complexity and the insufficiency of the institutional model in the face of the educational system's desire, at its limit, to continuously seek to overcome inequalities in schooling and its effectiveness in the school unit by these principles. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 17 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic schooling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive dimension | - |
| Título: dc.title | REFLECTIONS ON THE BNCC IN ELEMENTARYEDUCATION: CONCEPTUAL APPROACH TO THE COGNITIVE DIMENSIONAND THE NEED FOR METAMORPHOSIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: