Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundação Educacional de Penápolis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Aveiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Rejane Sales de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida, Cátia Cândida | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas, Margarida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:27:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:27:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24215/18539912e196 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309816 | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results on the use of digital resources by higher education professors from two Brazilian public institutions from area 2 of DigCompEdu. This is a descriptive-inferential study that aims to verify how teachers have selected and used digital resources in their classes; identify how they have been creating and modifying the contents necessary for teaching; check how these professors have been protecting students' personal data. For data collection, the online Check-In DigCompEdu questionnaire, version 2021, adapted to the context of Brazilian higher education, was used, which was applied through the Limesurvey platform. 224 teachers participated in this study. As a result, it was found that 28% of the participants have used search engines and internet platforms and 27.5% have evaluated and selected the resources according to the students' needs, however, 2.2% of the professors indicated not knowing use the Internet for research. 27.7% of teachers have created their own digital presentations, but say they don't know how to do much more than that. 8.5% said they were not concerned with the protection of personal data, as they believe that the university should take care of this issue. It was concluded that it is necessary to improve teachers' skills to use digital resources more effectively and safely in their academic activities. It was recommend that university libraries play a more effective role in the development of actions that promote the digital competence of teachers. | - |
Descrição: dc.description | Fundação Universidade Federal de Rondônia Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Fundação Educacional de Penápolis | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Aveiro | - |
Descrição: dc.description | Fundação Universidade Federal de Rondônia Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Palabra Clave (La Plata) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | DigCompEdu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faculty | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching mediated by technologies | - |
Título: dc.title | Use of digital technological resources by faculties from two higher education institutions in Brazil | - |
Título: dc.title | Uso de recursos digitales por profesores de dos instituciones de educación superior en Brasil | - |
Título: dc.title | Uso dos recursos tecnológicos digitais por professores de duas instituições de ensino superior no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: