
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bruna Daniele de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Camillo, Everton da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Guaraldo, Tamara de Souza Brandão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:16:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:16:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24215/18539912e203 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309802 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309802 | - |
| Descrição: dc.description | The paper has as a theoretical framework the diversity management and cultural competence. It aims to identify ways omanaging diversity in a public library in the interior of the state of São Paulo, establishing a theoretical reflection between thi management and the development of cultural competence in the organization. The relations between the purposes of organizational planning and the actions developed by the library team, was evaluated. The importance of information and communication to promote diversity was identified, and the perception of conflicts in the library was also evaluated. Cultural diversity and cultural competence were considered in the organizational processes. The Case Study research method was applied. The findings consist of the following: the library has a management approach aligned with the goal of being a cultural reference locally for the various cultures, experiences, and subjectivities; library staff itself indicates the library's diversity perception and the importance of representativeness for the development and execution of intercultural projects; the information and communication between the library and the public assist with the commitment of diversity; the library aims to promote activities that help different social groups. The survey concluded that the development of competences at the individual and organizational levels is the solution to achieve coexistence and integration of multicultural groups. Thus, cultural competence demands actions that involve efficient information and communication flows between groups of distinct individuals; this can enhance the diversity management in organizations. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Palabra Clave (La Plata) | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural diversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Library planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representativeness | - |
| Título: dc.title | Cultural competence in diversity management: a case study in a public library | - |
| Título: dc.title | Competencia cultural en la gestión de la diversidad: estudio de caso en una biblioteca pública | - |
| Título: dc.title | Competência culturalnana gestãodada diversidade:estudoestudode decasocasoem emuma uma biblioteca pública | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: