Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gauto, Marcelo Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Carazzolle, Marcelo Falsarella | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marilene Elizabete Pavan | - |
Autor(es): dc.creator | de Abreu, Ricardo Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Tomaz Carraro | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Gonçalo Amarante Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:43:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:43:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.esd.2023.101261 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309801 | - |
Descrição: dc.description | Life cycle assessment (LCA) was used to evaluate the greenhouse gas emissions (GHG) of traditional internal combustion engine vehicles (ICEV), hybrid vehicles (non-plug-in or plug-in), and battery electric vehicles (BEV), fueled with biofuels or recharged with electricity from Brazilian or European matrix, including recharging losses. The study shows that calculated GHG emissions for hybrid vehicles using biofuels are lower than observed for BEVs even in Brazil, where the carbon intensity of the electricity matrix is low compared to most countries. In addition, we show that the emissions of a non-hybrid traditional internal combustion vehicle using biomethane is lower than a BEV. It was also observed that combining Brazilian biofuels with hybrid vehicles results in a higher traveled distance for each kilogram of GHG emitted compared to a BEV. The carbon footprint reduction for metallic batteries in future scenarios was considered in the sensitivity analysis, which shows that biofuels still remain a better option. We hope these results can be useful for guiding public policies for transport decarbonization, considering hybrid vehicles fueled with biofuels as an economical and more effective alternative than battery electric vehicles to reach the sustainable goal of carbon net zero emissions by 2050. | - |
Descrição: dc.description | Interinstitutional Graduate Program in Bioenergy (USP/UNICAMP/UNESP), 330 Cora Coralina Street, Cidade Universitária, SP | - |
Descrição: dc.description | Genomic and bioenergy laboratory (LGE) Department of Genetics Evolution Microbiology and Immunology University of Campinas, SP | - |
Descrição: dc.description | Interinstitutional Graduate Program in Bioenergy (USP/UNICAMP/UNESP), 330 Cora Coralina Street, Cidade Universitária, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Energy for Sustainable Development | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biofuels | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomethane | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethanol | - |
Palavras-chave: dc.subject | GHG emissions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybrid | - |
Título: dc.title | Hybrid vigor: Why hybrids with sustainable biofuels are better than pure electric vehicles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: