Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Sandra Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Orrico, Helio Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Ediclea Mascarenhas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2024.80021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309777 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309777 | - |
Descrição: dc.description | The rise of technologies and telecommunications has profoundly transformed the dynamics of communication, information and, especially, the learning process. With the introduction of new languages, means of communication and methodologies, the role of the teacher transcends the traditional teacherstudent relationship, starting to encompass the interconnection between teacher, knowledge and student. The teacher is no longer seen merely as a transmitter of knowledge, but rather as an active mediator, a facilitator who promotes, encourages and motivates learning, actively collaborating to achieve the learner's goals. In this context, this study aims to present and discuss how new methodologies and resources, specifically Assistive Technology (AT), can contribute to improving the learning experience, involving both teachers and students. Using an exploratory bibliographic research approach, we seek to enrich the reflective understanding of the topic. The research results indicate that resources and services characterized as Assistive Technology offer a variety of pedagogical strategies that can optimize teachers' practices as mediators of the educational process. These resources are often crucial to overcoming physical and attitudinal barriers that can hinder schooling, curricular adaptations and student development. However, in relation to teacher training processes, there is a need for innovations and new dynamics to maximize the use of these technologies, which is one of the main concerns for the development of inclusive practice. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Fluminense, Inst Biol, UFF, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estado Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Fluminense, CMPDI, UFF, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | FEBF UERJ, Programa Posgrad Educ, Cultura & Comunicacao Periferias Urbanas, Rio De Janeiro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 19 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estado Rio De Janeiro | - |
Relação: dc.relation | Periferia | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing Training | - |
Título: dc.title | THE ROLE OF ASSISTANT TECHNOLOGY IN MEDIATION OF LEARNING: Challenges and Perspectives for the Practice of Inclusive Teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: