
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Nilton Lins | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Yui, Karen Cristina Kazue | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva Júnior, Jefferson Pires | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Cauã Santiago | - |
| Autor(es): dc.creator | de Mendonça, Rafael Pinto | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Hércules Bezerra | - |
| Autor(es): dc.creator | Bresciani, Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Sérgio Eduardo de Paiva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:16:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:16:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4322/bds.2024.e4329 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309768 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309768 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Diagnosis of cracked tooth syndrome (CTS) requires clinical experience and scientific knowledge. Even providing an effective resolution of the symptoms, clinicians must inform their patients that cracks may progress and induce tooth separation. Thus, follow-up is essential. Case-report: This study describes the treatment of patients with cracked tooth syndrome through a series of three cases. It also includes their long-term followups over three years, through clinical probing and radiography. The findings highlight the importance of periodic check-ups to manage potential complications. Regular follow-ups can help control undesirable responses that may cause pain or make future treatments unfeasible. On all the scenarios presented, an endodontic treatment was needed. On the first successful case the radiolucent lesion regressed with no discomfort or pain. The second case was an unsuccessful one. The patient returned to the dental office after 3 years when probing revealed a 10-mm pocket at the distal aspect of the tooth. The radiography showed distal bone loss. The tooth was extracted to prevent bone loss from progressing. The third report documented the treatment of a patient who declined follow-up care and only returned after 3 years. At that point, a severe mobility was apparent. The radiography revealed a large periapical radiolucency with extensive bone loss, and the tooth extraction became necessary. Conclusion: These cases underscore the importance of informing patients about the potential for crack progression and tooth separation and emphasizes the crucial role of regular follow-up care, as well as discussing the possibilities of restorative treatment. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Nilton Lins, AM | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará, PA | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Brazilian Dental Science | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Clinical evolution | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cracked tooth syndrome | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagnosis, oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Permanent, dentistry, operative | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tooth crown | - |
| Título: dc.title | Clinical outcomes of cracked tooth syndrome after 3 years of treatment: a case series | - |
| Título: dc.title | Desfechos clínicos da síndrome do dente trincado após 3 anos de tratamento: uma série de casos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: