Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria de Fatima Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Aragao, Jose Euzebio de Oliveira Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n67.23602 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309725 | - |
Descrição: dc.description | This work is part of a doctoral research, which aimed to know the life projects of teenagers, children of babassu coconut breakers in eastern Maranhao, in an attempt to understand if in their projects is the continuity of the activities realized by their families or turn to other professional activities. The research is part of a doctoral thesis and had the participation of thirteen teenagers who attended the 8th and 9th year of elementary school in a public school in the rural area of Maranhao, children of babassu coconut extractivists, as well as other collaborators who work in education, but only the ones will be mentioned here. The research revealed that the school where they study does curricular axis, striving to strengthen their life projects, there is theoretical support in the perspective of Freire's teaching. It is noteworthy that the school interferes with their life projects, as both students and parents see it as an alternative for better economic and social conditions. Therefore, from the study, it was also evident that these teenagers have as their main target in their life projects, a higher education academic training to have a good profession that is not related to the activities of babassu coconut. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 20 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | rural teenagers | - |
Palavras-chave: dc.subject | coconut babassu | - |
Palavras-chave: dc.subject | life project | - |
Título: dc.title | THE LIFE PROJECTS OF THE CHILDREN OF BABASSU EXTRACTIVISTS IN MARANHÃO, BETWEEN CONTINUITIES AND RUPTURES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: