Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | do Carmo, Gisele Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | de Cássia Rillo Dutka, Jeniffer | - |
Autor(es): dc.creator | Manicardi, Flora Taube | - |
Autor(es): dc.creator | Geremias, Beatriz Campanine | - |
Autor(es): dc.creator | Pegoraro-Krook, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Marino, Viviane Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:02:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:02:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/e20240044en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309707 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To investigate whether there is a difference in the classification of speech hypernasality by inexperienced listeners using different ordinal scales; to verify the agreement of the listeners in the analyses when using these scales; and to verify whether the order in which the scales are presented influences the results. Methods: Twenty Speech-Language Pathology students classified the degrees of hypernasality of 40 (oral) samples from patients with cleft lip and palate. Ten performed the classifications using a 4-point scale (absent, mild, moderate, and severe) and, after two weeks, using a 3-point scale (absent, slightly hypernasal, and very hypernasal). Other ten students performed the same classifications, but in reverse order. The classifications were made remotely and documented on a form. Results: The average percentage of correct responses by the students, in relation to the gold standard, was significantly higher for the 3-point scale. There was no significant interaction between the order of presentation and the scale for the percentage of correct classifications. The students’ agreement with the gold standard assessment was fair (3-point scale) and moderate (4-point scale). The mean percentage of agreement of the intra-rater analyses was significantly higher for the 3-point scale. There was no significant interaction between presentation order and scale for the percentage of intra-rater classifications. The Kappa coefficient index showed more favorable intra-rater agreement for the reduced scale. Conclusion: The reduced scale favored the classification of speech hypernasality by listeners and can be considered an important strategy to favor the initial evaluations of students in Speech Therapy during their training. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais Universidade de São Paulo – USP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cleft Palate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velopharyngeal Insufficiency | - |
Título: dc.title | Classification of speech nasality of individuals with cleft lip and palate with distinct ordinal scales | - |
Título: dc.title | Classificação da nasalidade de fala de indivíduos com fissura labiopalatina com escalas ordinais distintas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: