Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Celestino, Marcelo Salvador | - |
Autor(es): dc.creator | Valente, Vania Cristina Pires Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673464 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309668 | - |
Descrição: dc.description | This article explores the applicability, benefits, and implications of ChatGPT - an Artificial Intelligence (AI) tool - in the fields of education and academic production. Practical-observational tests and an integrative review of the most recent literature (2023) were conducted. The literature suggests that ChatGPT can be applied in a variety of teaching and learning contexts, stimulating the autonomous development of students and supporting teachers in their practices. In the medical field, the tool's interactivity aids in tutoring and small group education; in the dental field, an update to the curriculum is suggested to encompass the use of AI tools. In academic production, ethical concerns related to authorship and plagiarism are raised with respect to the content generated by the tool. Practical tests confirmed that ChatGPT's informational content is not suitable as an academic reference. However, its instructional content is useful for educational and scientific practices. A critical reflection among academia, institutions, and students is necessary to discuss its use in a comprehensive and ethical manner. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Midia & Tecnol, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Midia & Tecnol, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 20 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Campinas, Fac Educacao | - |
Relação: dc.relation | Etd Educacao Tematica Digital | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artifical intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Título: dc.title | THE USE OF THE CHATGPT TOOL IN SUPPORT FOR EDUCATION AND ACADEMIC PRODUCTION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: