
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Escola Estadual Professora Miquelina Cartolano | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga | - |
| Autor(es): dc.creator | Germano, Jose Silverio Edmundo | - |
| Autor(es): dc.creator | Galvao, Idmaura Calderaro Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:37:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:37:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14483/23464712.20315 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309666 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309666 | - |
| Descrição: dc.description | In this work, we sought to compare the impact of carrying out experimental activities, in person and remotely controlled, on the learning of concepts related to electrical circuits by high school students in five public schools in the interior of Sao Paulo. In each school, two third-year classes were applied, one group submitted to the face-to-face experiment and the other to the remote experiment. The experiments addressed the concepts of association of resistors, electric current, electric voltage and dissipated electric power. Data were collected through questionnaires, pre-test and post-test, and analyzed using Cohen's D method (1977) and Gery's g factor (1972). Cohen's D method is a statistical measure used to assess the effect size (or magnitude of the difference) between two in-dependent samples, while Gery's g factor is a measure that compares the performance of groups in an experiment, taking into account the individual differences in ability or intelligence.The results indicated that carrying out the experiments played an important role in the students' learning, especially those who participated in the remotely contro-lled experiment. In addition to offering a contextualized approach to scientific concepts, remote experiments also provided students with the opportunity to manipulate real experiments at any place and time, becoming a promising activity method for Science Teaching. Therefore, the study suggests that the carrying out remote experiments can be an effective and safe way to promote the learning of scientific concepts by high school students, complementing face-to-face activities and allowing greater flexibility in carr-out activities. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Escola Estadual Professora Miquelina Cartolano, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 422-439 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Francisco Jose Caldas, Fac Science & Education | - |
| Relação: dc.relation | Gondola-ensenanza Y Aprendizaje De Las Ciencias | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote controlled experiment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric circuits. Experi-mentation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital Information and Communication Technology | - |
| Título: dc.title | EXPERIMENTAL ANALYSIS OF ELECTRICAL CIRCUITS FROM ON-SITE AND REMOTELY CONTROLLED ACTIVITIES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: