
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Posgrad Educ Campus Tres Lagoas CPTL | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Guadalupe Brandao de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Silvia Adriana | - |
| Autor(es): dc.creator | Giareta, Paulo Fioravante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:08:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:08:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309656 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309656 | - |
| Descrição: dc.description | This article is the result of a study whose general objective was to present a scenario of researchs developed in Brazil, at the master's and doctorate level, which discusses evaluation from an inclusive perspective, adopting a quantitative-qualitative, bibliographical, exploratory, research approach, of the state of knowledge type. The mapping of productions was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), without a time frame defined a priori, but taking into account the period referring to the publication of the works found and selected for the study in question, between the years 2006 and 2020. The quantitative analysis of the data shows a small number of investigations that discuss evaluation from an inclusive perspective. With regard to the qualitative examination, it was based on two categories: conceptions of school inclusion and conceptions of school assessment. In the first, there is a predominance of the concept of Education for All in regular schools, as well as Special Education when dealing with the relationship between inclusion and school evaluation. In the second category, the most recurrent conceptions of school assessment were: procedural or formative assessment, diagnostic assessment and mediating assessment. The scenario found showed that there is no work with the concept of school assessment assumed as a reference in this study, which is to create new ways of evaluating, as researcher Sandra Mara Corazza points out. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso Sul UFMS, Campo Grande, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Posgrad Educ Campus Tres Lagoas CPTL, Tres Lagoas, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Universida Fed Parana UFPR, Curitiba, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 285-305 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Difference | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | State of knowledge | - |
| Título: dc.title | A LITERATURE REVIEW STUDY ON SCHOOL EVALUATION FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: