
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Giavara, Ana Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Barreiro, Iraíde Marques de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:10:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:10:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.880 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309623 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309623 | - |
| Descrição: dc.description | Throughout its trajectory, the Associação Nacional de História (ANPUH) and its Regional Nuclei have established themselves as spaces for dialogue on topics relevant to History professionals, professors and teachers. In the state of São Paulo, these debates take place in seminars and research groups, in biannual meetings, periodicals, as well as in the Boletim do Historiador, informative periodical publication by ANPUH-São Paulo, whose circulation took place between 1990 and 2002. Based on this perception, this article aims to present the way in which the Boletim do Historiador was constituted as a space for reflections and political positioning of the ANPUH community on History as a school subject. In addition to evidencing the productivity and commitment of ANPUH-SP with issues relevant to education, this investigation also makes it possible to understand movements and tensions that impacted the discipline along the described time period. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Formato: dc.format | 251-273 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Historia Hoje | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Associação Nacional de História Seção São Paulo (ANPUH-SP) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Boletim do Historiador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History teaching | - |
| Título: dc.title | Teaching History in the Boletim do Historiador da ANPUH-SP (1990-2002) | - |
| Título: dc.title | O ensino de História no Boletim do Historiador da ANPUH-SP (1990-2002) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: