Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, João Paulo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:50:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:50:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2024.12.024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309622 | - |
Descrição: dc.description | The lack of physical activity presents a significant public health concern, particularly for individuals with disabilities who face heightened risks due to sedentary lifestyles. Despite progress, personal and environmental obstacles persist, hindering accessibility and full engagement in physical activities for people with disabilities, particularly children and adolescents. This narrative review highlighted the Artificial Intelligence (AI), in which emerges as a promising tool to address these challenges. By leveraging AI-powered assistive technologies, individuals with disabilities can overcome barriers, augment independence, and improve their overall quality of life. AI facilitates alternative communication avenues, enhances accessibility, and offers personalized exercise programs tailored to individual needs. Monitoring training metrics using AI systems provides valuable insights and feedback, promoting active participation and progress tracking. The dynamic relationship between AI and disability support continues to evolve, offering future opportunities for increased inclusivity and accessibility in sports and exercise environments. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Biosciences Institute São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Biosciences Institute São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Formato: dc.format | 127-131 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adapted sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disabled persons | - |
Título: dc.title | The potential role of artificial intelligence to promote the participation and inclusion in physical exercise and sports for people with disabilities: A narrative review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: