Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Feitosa, Juliana Da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | De Camargo, Luiz Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Bonatti, Eloisa | - |
Autor(es): dc.creator | Simioni, Giovanna | - |
Autor(es): dc.creator | Brega, José Remo Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1145/3617023.3617033 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309605 | - |
Descrição: dc.description | Considering the impact of the use of Artificial Intelligence (AI) in the most diverse branches of society and the use of eXplicable Artificial Intelligence (XAI) to improve the interpretability of these intelligent models, this paper aims to analyze some existing XAI methods to verify their effectiveness. To this end, experiments were conducted with LIME, SHAP, and Eli5 solutions in a scenario of sentiment classifications in Twitter posts about the Covid-19 vaccination process in Brazil. Thus, it is observed that the tools provide relevant information about the aspects that interfere in the classification of tweets as favorable or not favorable to vaccination, which allows concluding that the methods bring the necessary transparency to confirm the AI decisions regarding the sentiments related to the vaccination process in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University Department of Computing | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University Department of Computing | - |
Formato: dc.format | 65-72 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | ACM International Conference Proceeding Series | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | explainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | explicable artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | sentiment analysis | - |
Título: dc.title | EXplainable Artificial Intelligence in sentiment analysis of posts about Covid-19 vaccination on Twitter | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: