
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Oxford | - |
| Autor(es): dc.contributor | Institute for the Conservation of Neotropical Carnivores | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Georgia (UGA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mamiraua Sustainable Development Institute (IDSM) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Institute of Advanced Social Studies (IESA-CSIC) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Institute for Socio-Environmental Action (ASA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Refauna | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Pernambuco (UPE) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Lisboa (ULisboa) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brazilian Institute of the Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Marchini, Silvio | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Maria Augusta de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Alcázar-García, Paloma | - |
| Autor(es): dc.creator | Del Toro-Orozco, Wezddy | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Bruna Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Glikman, Jenny Anne | - |
| Autor(es): dc.creator | Novaes, Maria Carolina Las Casas e | - |
| Autor(es): dc.creator | Macedo, Joana Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Flavia de Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Miguel Coutinho Moretta | - |
| Autor(es): dc.creator | Paolino, Roberta Montanheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Joana Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Pont, Ana Carolina | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos-Santos, Iara | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Raquel Costa da | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Carolina D. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:18:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:18:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5380/DMA.V62I0.86905 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309600 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309600 | - |
| Descrição: dc.description | Despite the acknowledged importance of interdisciplinarity in biodiversity conservation, there is still resistance to incorporate social science research (SSR) to both conservationist thinking and practice. The reasons for such a resistance can be summarized in three general statements still commonly attributed to SSR, namely: it is of 'little use' and it has 'less methodological rigor' than research in the natural sciences and, above all, it is unreliable because 'people lie'. The current essay was developed based on the experience of participants of a community of practice (formed by professionals from different fields and sectors associated with conservation), as well as on discussions held in this space of collective learning. It addresses the limitations and misconceptions behind the aforementioned statements. SSR is not less useful in conservation and not less methodologically rigorous than research conducted in the natural sciences. When researchers are lied to, the problem does not lie on the research itself, but on the subject-researcher relationship. We herein argue that as conservationists become more familiar with SSR, and as principles like equity and justice are incorporated to conservation values and goals, both the importance and need of SSR in conservation become obvious, making the lack of trust between researcher and subjects no longer a significant concern. Increasing capacity, integrating and supporting are our basic recommendations for researchers, educators, managers and decision-makers in the conservation, teaching, publishing and funding fields, so that SSR can fully fulfill its role in conservation. | - |
| Descrição: dc.description | University of Oxford, Oxford | - |
| Descrição: dc.description | Institute for the Conservation of Neotropical Carnivores | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo (USP) | - |
| Descrição: dc.description | University of Georgia (UGA) | - |
| Descrição: dc.description | Mamiraua Sustainable Development Institute (IDSM) | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Advanced Social Studies (IESA-CSIC) | - |
| Descrição: dc.description | Paulista State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Institute for Socio-Environmental Action (ASA) | - |
| Descrição: dc.description | Refauna | - |
| Descrição: dc.description | University of Pernambuco (UPE) | - |
| Descrição: dc.description | cE3c - Centre for Ecology Evolution and Environmental Changes & CHANGE - Global Change and Sustainability Institute Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa (ULisboa) | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Pará (UFPA) | - |
| Descrição: dc.description | State University of Campinas (Unicamp) | - |
| Descrição: dc.description | National Center for Research and Conservation of Carnivorous Mammals (CENAP) Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio), Atibaia | - |
| Descrição: dc.description | Brazilian Institute of the Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA) | - |
| Descrição: dc.description | Paulista State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 1485-1497 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Desenvolvimento e Meio Ambiente | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | biodiversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | decision-making | - |
| Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinarity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | social sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | transdisciplinarity | - |
| Título: dc.title | ‘People lie’: overcoming obstacles to incorporate social science research to biodiversity conservation | - |
| Título: dc.title | As pessoas mentem: superando obstáculos para incorporar a pesquisa em ciências sociais à conservação da biodiversidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: