
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | IFMG | - |
| Autor(es): dc.creator | Garnica, Antonio Vicente Marafioti | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Thiago Neves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230273 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309596 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309596 | - |
| Descrição: dc.description | El artículo estudia dos guías de actividades de matemática elaborados para el uso en la Escuela Técnica de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) en los años de 1964 y 1982, respectivamente, teniendo como fuente complementar un cuaderno escolar de Matemática, de 1968. El referencial teórico metodológico es dado por la Hermenéutica Profunda, de Thompson, y por el concepto de paratexto editorial, de Genette. Exponiendo estos fundamentos, el texto se dedica a describir la estructura de las fuentes que sustentan análisis cuyas comprensiones permiten afirmar que estos materiales son parte de un ritual corporativo que sustenta y promueve, muchas veces a pesar de la propia Matemática, la excelencia de la institución. | - |
| Descrição: dc.description | O artigo estuda duas apostilas de Matemática elaboradas para uso da Escola Técnica de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil), respectivamente, nos anos de 1964 e 1982, tendo como fonte complementar um caderno escolar de Matemática, do ano de 1968. O referencial teórico metodológico é dado pela Hermenêutica de Profundidade, de Thompson, e pelo conceito de paratexto editorial, de Genette. Expondo esses fundamentos, o texto dedica-se a descrever a estrutura das fontes que sustentam análises cujas compreensões permitem afirmar sobre serem esses materiais parte de um ritual corporativo que sustenta e promove, muitas vezes à revelia do próprio formalismo matemático, a excelência da instituição. | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Descrição: dc.description | IFMG, Câmpus Ouro Preto | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Apostilas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas Técnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica de Profundidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Educação Matemática | - |
| Título: dc.title | Dos rituais: considerações a partir da análise de apostilas de Matemática de uma Escola Técnica de Minas Gerais | - |
| Título: dc.title | De los rituales: consideraciones a partir del análisis de dos guías de actividades de matemática elaborados para una Escuela Técnica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: