Dos rituais: considerações a partir da análise de apostilas de Matemática de uma Escola Técnica de Minas Gerais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorIFMG-
Autor(es): dc.creatorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Thiago Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:50:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:50:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230273-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/309596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309596-
Descrição: dc.descriptionEl artículo estudia dos guías de actividades de matemática elaborados para el uso en la Escuela Técnica de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) en los años de 1964 y 1982, respectivamente, teniendo como fuente complementar un cuaderno escolar de Matemática, de 1968. El referencial teórico metodológico es dado por la Hermenéutica Profunda, de Thompson, y por el concepto de paratexto editorial, de Genette. Exponiendo estos fundamentos, el texto se dedica a describir la estructura de las fuentes que sustentan análisis cuyas comprensiones permiten afirmar que estos materiales son parte de un ritual corporativo que sustenta y promueve, muchas veces a pesar de la propia Matemática, la excelencia de la institución.-
Descrição: dc.descriptionO artigo estuda duas apostilas de Matemática elaboradas para uso da Escola Técnica de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil), respectivamente, nos anos de 1964 e 1982, tendo como fonte complementar um caderno escolar de Matemática, do ano de 1968. O referencial teórico metodológico é dado pela Hermenêutica de Profundidade, de Thompson, e pelo conceito de paratexto editorial, de Genette. Expondo esses fundamentos, o texto dedica-se a descrever a estrutura das fontes que sustentam análises cujas compreensões permitem afirmar sobre serem esses materiais parte de um ritual corporativo que sustenta e promove, muitas vezes à revelia do próprio formalismo matemático, a excelência da instituição.-
Descrição: dc.descriptionUNESP-
Descrição: dc.descriptionIFMG, Câmpus Ouro Preto-
Descrição: dc.descriptionUNESP-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectApostilas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Técnicas-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica de Profundidade-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação Matemática-
Título: dc.titleDos rituais: considerações a partir da análise de apostilas de Matemática de uma Escola Técnica de Minas Gerais-
Título: dc.titleDe los rituales: consideraciones a partir del análisis de dos guías de actividades de matemática elaborados para una Escuela Técnica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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