
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gellis, Andre Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:27:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:27:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1809-4414-2023-009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309570 | - |
| Descrição: dc.description | polysemic and polymorphic figure, of expressive scope, irony is the subject of successive analyses of multiple study areas, which contrasts with the amount of psychoanalytical studies dedicated to it. This work seeks to circumscribe and discuss the idea of an irony inherent to the unconscious proposed by Assoun and to show that thematic and critical comments of elementary texts can provide subsidies to the approach of irony by psychoanalysis, even if they have a retrospective and comparative bias. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Agora (Brazil) | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Freud | - |
| Palavras-chave: dc.subject | irony | - |
| Palavras-chave: dc.subject | language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | psychoanalysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | rethoric | - |
| Palavras-chave: dc.subject | unconscious | - |
| Título: dc.title | P.-L Assoun and the irony inherent in the unconscious. A | - |
| Título: dc.title | P.-L. ASSOUN E A IRONIA INERENTE AO INCONSCIENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: