
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hub for Artificial Intelligence and Cognitive Architectures (H.IAAC) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Leonardo L. | - |
| Autor(es): dc.creator | Berto, Leticia | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Paula D. P. | - |
| Autor(es): dc.creator | Gudwin, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Colombini, Esther | - |
| Autor(es): dc.creator | Simoes, Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:58:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:58:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/ICDL61372.2024.10645017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309565 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309565 | - |
| Descrição: dc.description | In the emerging field of robotics, the initial development of robots handling basic tasks represented a revolutionary breakthrough. With ongoing advancements in science and technology, we anticipate the integration of artificial entities into diverse environments, performing a range of tasks autonomously. This necessitates the cultivation of intelligence and adaptability in these agents. To achieve this, agents must make informed decisions, considering environmental consequences. Motivation becomes pivotal, guiding decision-making and behavior toward fulfilling the agent's needs, drawing inspiration from human adeptness driven by motivation. This research endeavors to adapt two distinct motivation theories from human literature for the learning process of artificial agents. Employing a cognitive architecture, our investigation involves the learning process of a simulated humanoid robot, incorporating two distinct motivation systems: (i) behaviors driven by enduring needs and (ii) behaviors arising from impulses linked to temporary needs. The primary aim is to enhance comprehension of behaviors under diverse motivational frameworks within artificial cognitive agents and give insights into the direction of autonomous robots. | - |
| Descrição: dc.description | School of Electrical and Computer Engineering University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Hub for Artificial Intelligence and Cognitive Architectures (H.IAAC) | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Computing University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Department of Control and Automation Engineering | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Department of Control and Automation Engineering | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | 2024 IEEE International Conference on Development and Learning, ICDL 2024 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomous humanoid robot | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive architectures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision-making learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impulses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Models of motivation | - |
| Título: dc.title | Drives and Impulses: Shaping Motivation and Procedural Learning for Humanoid Robots | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: