MOTIVAÇÃO E AUTOCONCEITO DE ALUNOS COM SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMeserlian, Flávia Gabriela-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Katya Luciane-
Autor(es): dc.creatorBzuneck, José Aloyseo-
Autor(es): dc.creatorInácio, Amanda Lays Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:31:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:31:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392023-242122-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/309564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309564-
Descrição: dc.descriptionLa presente investigación tiene como objetivo general verificar la motivación para aprender de los estudiantes de primaria y su autoconcepto relacionado con un factor, los niños con sobrepeso. Participaron 414 estudiantes entre 10 y 16 años, de los cuales 74 tenían sobrepeso, obesidad u obesidad severa. Se aplicaron los instrumentos Cuestionario de Percepción Corporal, Escala de Motivación y Escala de Autoconcepto Infanto-Juvenil. Los resultados muestran que, con relación a la motivación escolar, prevaleció la regulación identificada y con relación al autoconcepto, se encontró que el autoconcepto personal tiene un promedio alto y el autoconcepto social el más bajo. La correlación de Pearson apuntó una relación entre la desmotivación y el autoconcepto familiar, la motivación intrínseca también se correlacionó con el autoconcepto general y social. Finalmente, el análisis de regresión apuntó una relación de dependencia entre la motivación intrínseca cuando se trata del autoconcepto general y el autoconcepto social.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo geral verificar a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental II e o autoconceito deles relacionados a um fator, crianças acima do peso ideal. Participaram 414 alunos entre 10 a 16 anos de idade, dentre eles 74 com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Os instrumentos aplicados foram o Questionário de Percepção Corporal, Escala de Motivação e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil. Os resultados mostram que em relação à motivação escolar, prevaleceu a regulação identificada e em relação ao autoconceito, constatou-se que o autoconceito pessoal teve uma média alta e o autoconceito social obteve a menor média. A correlação de Pearson mostrou relação entre a desmotivação e o autoconceito familiar; a motivação intrínseca também se correlacionou com o autoconceito geral e social. Por fim, a análise de regressão evidenciou relação de dependência entre a motivação intrínseca ao se tratar de autoconceito geral e autoconceito social.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de Londrina-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Relação: dc.relationPsicologia Escolar e Educacional-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectautoconceito-
Palavras-chave: dc.subjectteoria da autodeterminação-
Palavras-chave: dc.subjectobesidade-
Título: dc.titleMOTIVAÇÃO E AUTOCONCEITO DE ALUNOS COM SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Título: dc.titleMotivación y autoconcepto de estudiantes con sobrepeso y obesidad en la escuela primaria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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