Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Meserlian, Flávia Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Katya Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Bzuneck, José Aloyseo | - |
Autor(es): dc.creator | Inácio, Amanda Lays Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:31:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:31:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392023-242122 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309564 | - |
Descrição: dc.description | La presente investigación tiene como objetivo general verificar la motivación para aprender de los estudiantes de primaria y su autoconcepto relacionado con un factor, los niños con sobrepeso. Participaron 414 estudiantes entre 10 y 16 años, de los cuales 74 tenían sobrepeso, obesidad u obesidad severa. Se aplicaron los instrumentos Cuestionario de Percepción Corporal, Escala de Motivación y Escala de Autoconcepto Infanto-Juvenil. Los resultados muestran que, con relación a la motivación escolar, prevaleció la regulación identificada y con relación al autoconcepto, se encontró que el autoconcepto personal tiene un promedio alto y el autoconcepto social el más bajo. La correlación de Pearson apuntó una relación entre la desmotivación y el autoconcepto familiar, la motivación intrínseca también se correlacionó con el autoconcepto general y social. Finalmente, el análisis de regresión apuntó una relación de dependencia entre la motivación intrínseca cuando se trata del autoconcepto general y el autoconcepto social. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental II e o autoconceito deles relacionados a um fator, crianças acima do peso ideal. Participaram 414 alunos entre 10 a 16 anos de idade, dentre eles 74 com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Os instrumentos aplicados foram o Questionário de Percepção Corporal, Escala de Motivação e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil. Os resultados mostram que em relação à motivação escolar, prevaleceu a regulação identificada e em relação ao autoconceito, constatou-se que o autoconceito pessoal teve uma média alta e o autoconceito social obteve a menor média. A correlação de Pearson mostrou relação entre a desmotivação e o autoconceito familiar; a motivação intrínseca também se correlacionou com o autoconceito geral e social. Por fim, a análise de regressão evidenciou relação de dependência entre a motivação intrínseca ao se tratar de autoconceito geral e autoconceito social. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Londrina | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | - |
Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | autoconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | teoria da autodeterminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | obesidade | - |
Título: dc.title | MOTIVAÇÃO E AUTOCONCEITO DE ALUNOS COM SOBREPESO E OBESIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Título: dc.title | Motivación y autoconcepto de estudiantes con sobrepeso y obesidad en la escuela primaria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: