Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pait, Heloisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:28:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:28:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5210/fm.v27i4.12574 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309439 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309439 | - |
Descrição: dc.description | Transmission of knowledge in Brazilian universities has been largely shaped by a Xerox culture of rapid reproduction of text, one that sits suspended between the print book and the Internet. The 2020 coronavirus pandemic disrupted the use of established means of communication in Brazilian undergraduate classrooms and forced higher education institutions to confront their concepts of education. Many Brazilian public universities stopped classes altogether and only resumed them online by mid-2020 or even later in the year, after much deliberation. This research examines how university officials responded to the new demand to implement remote teaching in their institutional and communicative contexts. Analyzing the very rich public and official statements produced by a set of prestigious Brazilian universities, this research reveals the ways in which the quarantine both challenged and mobilized the deepest values of the country’s higher education institutions. The goal of this research is to understand how a rigid communication culture, in which the values and histories of the institutions are crystalized, made adaptation to new teaching conditions very difficult. It presents a fascinating case where knowledge, media and institutional culture intersect in a moment of crisis. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Julio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Julio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | First Monday | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | From Xerox to Zoom: Brazilian universities during the coronavirus pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: