Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Capelato, Érika | - |
Autor(es): dc.creator | Cúri, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309414 | - |
Descrição: dc.description | This article presents a study to assess performance in financial literacy in Basic Education. To this end, an instrument was constructed with 27 items published by the Program for International Student Assessment and based on a reference matrix, divided into four themes: money and transactions, financial planning and management, risk and return and financial scenario. These items were organized in test notebooks, with 18 items each, using the Balanced Incomplete Blocks methodology. The notebooks were applied to 316 first-year high school students from public schools of the Education Board of the Araraquara Region - São Paulo. The responses were analyzed from the Item Response Theory, which made it possible to estimate, on the same scale, the skills of the respondents and the parameters of the items. The calibration of the items enabled the construction of a skill scale, which was pedagogically interpreted, and the simulation of a Computerized Adaptive Test (CAT). The simulation result showed that the TAC provides good estimates of the financial literacy skill level with fewer items, which reduces the time and effort normally spent by students in traditional tests. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo (USP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo | - |
Formato: dc.format | 1063-1086 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computerized Adaptive Test | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Item Response Theory | - |
Título: dc.title | Proficiency in Financial Literacy: study using a scale and a Computerized Adaptive Test based on the Item Response Theory | - |
Título: dc.title | Proficiência em Letramento Financeiro: estudo a partir de uma escala e de um Teste Adaptativo Computadorizado baseados na Teoria de Resposta ao Item | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: