Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Ottawa (UOttawa) | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Milena Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Berlinck, Rosane Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Levey, Stephen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:00:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:00:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25806-0_7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309348 | - |
Descrição: dc.description | Adopting a variationist sociolinguistic perspective, this study addresses the uncritical equation of the prescriptive norms of standard Portuguese with those that underlie spontaneous spoken usage. Exemplifying with a study of the variable strategies for expressing locative relativization, quantitative analysis of spoken language data recorded in São Paulo state turns up a number of important findings. Chief among these is the rarity of the prescriptively ratified pied-piping strategy for forming locative relative clauses. Instead, two alternative options involving onde “where” and que + prepositional phrase-chopping make up the bulk of the variable context in everyday spoken interactions. Our results indicate that detailed analysis of spontaneous speech can considerably enrich our understanding of the variable grammatical processes that operate in actual discourse. We conclude that such findings are of primordial importance to educators, speech-language therapists, and allied professionals, who have a vested interest in access to scientifically grounded accounts of the spoken language. | - |
Descrição: dc.description | Unesp - São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | University of Ottawa (UOttawa) | - |
Descrição: dc.description | Unesp - São Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 85-108 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Portuguese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic variation and change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locative relativization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prescriptivism | - |
Título: dc.title | Confronting Grammatical Ideology with Usage: Toward a Socially Realistic Account of Spoken Portuguese | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: