Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fac Catolica Dom Orione FACDO | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Gilson Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Adriana Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309319 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate the inclusive processes and practices of autistic students in regular schools. This investigation consists of an integrative literature review, which is broader and capable of covering various forms of studies and effective results that propose a better understanding of the studied phenomenon to the researcher. 20 studies were selected between the years 2003 and 2021 to compose the review, the text survey was carried out through the Google Scholar database, then by reading the title and abstract. The results showed that inclusive policies broke the paradigms of a traditional and formalist school for a revolutionary school through the concept of school inclusion, however the investigated data also showed that despite the changes that occurred both in the school and in the school environment there are still a series of challenges. factors that make it difficult for autistic students to enter and remain in regular schools. As for the work of the school psychologist, it was possible to verify that this professional is still looking for a crystallization of his field of action within schools and faces stigmas aimed at the medicalization of his practices. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Grp Pesquisa PsiCUqueer Colet Psicol & Culturas Q, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso UFMS CPAN, Cuiaba, MG, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fac Catolica Dom Orione FACDO, Araguaina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fac Catolica Dom Orione FACDO, Psicol, Araguaina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Grp Pesquisa PsiCUqueer Colet Psicol & Culturas Q, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 295-311 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | School psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regular school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Título: dc.title | SCHOOL PSYCHOLOGY AND INCLUSION OF AUTISM STUDENTS: CHALLENGES IN THE BRAZILIAN CONTEXT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: