
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Criativo de Marília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina de Marilia (Famema) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Marília-UNIMAR | - |
| Autor(es): dc.creator | Medeiros, Rodolfo de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Medeiros, Amanda de Araújo Passamai | - |
| Autor(es): dc.creator | de Castro, Rosane Michelli | - |
| Autor(es): dc.creator | Higa, Elza de Fátima Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Mascarin, Aline Maria Noli | - |
| Autor(es): dc.creator | Donadai, Kelly Cristina Encide de Vasconcelos | - |
| Autor(es): dc.creator | Tédde, Cláudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:32:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:32:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e848 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309287 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309287 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Early childhood education has been recognized as a fundamental aspect for the overall development of the child, with the school being the space where conditions are provided for intentionally planned pedagogical offers, offering conditions for children to exercise the role of social actor and subject of rights. On this premise, pedagogical documentation, a strategy contemplated in current participatory pedagogies, has emerged as a relevant tool in the Early Childhood Education scenario, requiring practical appropriation to obtain successful results. Objective: To understand this centrality of pedagogical documentation as a contemplated strategy for implementing participatory pedagogies in Early Childhood Education, according to the literature on the subject. Method: Literature review, carried out in the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), Scopus and Google Scholar databases, in the period between October 2022 and November 2022. Results: Three analytical bases, namely: An investigative practice, pedagogical documentation and observation and records in pedagogical documentation. Final considerations: It was evidenced that, in practice, the pedagogical documentation impacts on conditions for children's reflection on their experiences, impelling them to be inserted in investigative activities based on their problematizations, during the pedagogical process in Early Childhood Education and, as a two-way street, it offers conditions for the self-training of male and female teachers, with an emphasis on reflection on teaching practices. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Colégio Criativo de Marília | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Marilia (Famema) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de Marília-UNIMAR | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | New Trends in Qualitative Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participatory Pedagogies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Documentation | - |
| Título: dc.title | PEDAGOGICAL DOCUMENTATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE LIGHT OF STUDIES PRODUCED IN THE AREA | - |
| Título: dc.title | DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NA ÁREA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: