Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | New Sch Social Res USA | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Serra, Gustavo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:47:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:47:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/01603477.2025.2460794 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309269 | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the economic effects of student loans in a segmented educational market. The motivation here draws upon some studies that verify differences in labor income returns and repayment difficulties depending on the characteristics of the institution attended by the student. I put forward a neo-Kaleckian model that considers three types of households: rentiers (RHs), lower-skilled workers (LSWs), and higher-skilled workers (HSWs). Moreover, a cost-minimizing representative firm combines physical capital and labor in effective units in the production process, which also features some labor skill substitution, thus generating a bargaining process between the different worker groups over the wage gap. The main result is that, for a debt-financed human capital investment, the conditions that drive long-term economic growth do not necessarily align with those that reduce the wage gap and household debt. In fact, in some cases, widening the wage gap may be a necessary condition for boosting economic activity and human capital accumulation. However, this investment might not drive down wage inequality and could raise concerns about household debt. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | New Sch Social Res USA, New York, NY 10003 USA | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Res Ctr Macroecon Inequal Made, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 32 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Routledge Journals, Taylor & Francis Ltd | - |
Relação: dc.relation | Journal Of Post Keynesian Economics | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Household debt | - |
Palavras-chave: dc.subject | student loans | - |
Palavras-chave: dc.subject | capacity utilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | human capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | E12 | - |
Palavras-chave: dc.subject | E22 | - |
Palavras-chave: dc.subject | E24 | - |
Título: dc.title | (Trying to) catch up with the higher-skilled Joneses: student loans in a segmented educational market from a post-Keynesian perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: