Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Sene, Marcus Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Biazolli, Caroline Carnielli | - |
Autor(es): dc.creator | Brandão, Silvia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25806-0_4 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309253 | - |
Descrição: dc.description | Language is a social practice subject to the evaluation of the speaker on the one hand and the evaluation of the listener on the other. Therefore, along with the knowledge of how people effectively use the language, it is necessary to include the way they perceive, evaluate, and react to diversified linguistic uses. In general, such evaluation materializes in societal evidence (Garrett P, Coupland N, Williams A, Int J Appl Linguistics, 15, 411, https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2005.00100d.x, 2003) that may be negative or positive regarding a variety, variant, or specific linguistic item. Thus, the objective of this chapter is to analyze societal evidence that expresses subjective evaluations of speakers concerning linguistic uses considered “irritating.” The data analyzed herein, which integrate the larger project “Linguistic prejudice online and offline: phenomena categorization, social profiles and subjective evaluation” (Sene MG, Brandão SM, Biazolli CC, Preconceito linguístico na rede e fora dela: categorização, perfis sociais e avaliação subjetiva. Open Science Framework. https://osf.io/6ymrv/. Accessed 09 June 2022, 2019; Brandão SM, Biazolli CC, Sene MG, Falange Miúda, 5(2), 222–243, 2020), was collected using the social networking platform Facebook, from the post “Mention a Portuguese mistake that deeply irritates you,” published in the group LDRV – Taubaté New Global Era. Among the phenomena presented as “irritating,” it is possible to find the uses of mim + verb in the infinitive (para mim fazer), agente instead of a gente and mais rather than mas. | - |
Descrição: dc.description | Newton Paiva University Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Federal University of São Carlos, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Newton Paiva University Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 39-56 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic prejudice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic variation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Societal evidence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjective evaluation | - |
Título: dc.title | “What Deeply Irritates You”: Subjective Evaluation and Societal Evidence of (Socio) Linguistic Phenomena | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: