Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Marcone, Renato | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolucci, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.19572 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309215 | - |
Descrição: dc.description | This work is a continuation of the previous research presented in MES 11 (Marcone & Bortolucci, 2021), where we were trying to understand the role of the ledor (reader), a person who reads the test to the visually impaired person during an assessment. The work carried since then and up to the second half of 2022, following the conclusions made in our previous work, was focused on the study, understanding and systematisation of the process of adapting items, those related to mathematics such as drawings, tables, graphs, statements, and everything related to the elaboration of mathematics questions, and the activity of the maths test ledor. For this purpose, interviews were carried out with three professionals directly linked to this type of activity, with extensive experience in the activity of adapting mathematical tests, in addition to the analysis of theoretical references on the subject. We will present the main points addressed in each interview, such as the need for the test adaptation process to occur simultaneously with the test construction, so that the necessary interventions can occur before the test assembly is completed, followed by a discussion, with conclusions showing how important it is to describe an image properly, with minimum information, so the candidate can achieve the test with the time they have. This research was evaluated by an independent ethics committee and authorised to be carried out. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Fundação para o Vestibular Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Fundação para o Vestibular Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 419-429 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Prometeica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | adaptation of teaching materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive mathematical education | - |
Título: dc.title | DESCRIBING MATHEMATICS QUESTIONS IN ASSESSMENTS FOR THE VISUALLY IMPAIRED | - |
Título: dc.title | DESCRIBIR PREGUNTAS DE MATEMÁTICAS EN EVALUACIONES PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL | - |
Título: dc.title | DESCREVENDO QUESTÕES DE MATEMÁTICA EM AVALIAÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: