Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense (IFF) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paluma | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Maria Antônia Ramos De | - |
Autor(es): dc.creator | Soja, Ana Cecilia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:39:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:39:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320240034 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309194 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the scientific literature on astronomy’s teaching in basic education, with a particular focus on the initial years of elementary school. Specifically, the review examined a fifteen-year period (2007-2021) of Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) publications. The material published before, during, and after the approval of the BNCC and the International Year of Astronomy in 2009 was subjected to a systematic literature review with a sample of 44 articles. It was evident that there was a consensus regarding the importance of astronomy education, the need for continuous teacher training, and the reevaluation of teacher formation. The Year of Astronomy had a significant impact on the number of articles published, while the implementation of the BNCC was associated with a modest increase. Additionally, the works exhibit minimal regional or gender diversity, indicating a multifaceted and comprehensive scenario in a rich field of research with significant potential for further exploration. | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), da UFSC. Foram analisados trabalhos publicados antes, durante e após a aprovação da BNCC e do Ano Internacional da Astronomia, em 2009. A metodologia usada foi a revisão bibliográfica sistemática. Identificou-se consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia, a necessidade de formação contínua de professores e a reavaliação da formação. Observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, enquanto a implementação da BNCC relaciona-se a um aumento mais modesto. Constatou-se pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, apontando para um cenário multifacetado e abrangente, em um campo de pesquisa rico a ser explorado. | - |
Descrição: dc.description | Edital PROPe Unesp | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Educação | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal Fluminense (IFF) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Educação | - |
Descrição: dc.description | Edital PROPe Unesp: 04/2022 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Título: dc.title | Explorando a Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Exploring Astronomy in the early years of Elementary School: A study of publications in the Brazilian journal Caderno Brasileiro de Ensino de Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: