Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Western University | - |
Autor(es): dc.contributor | Ontario Tech University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Namukasa, Immaculate K. | - |
Autor(es): dc.creator | Gecu-Parmaksiz, Zeynep | - |
Autor(es): dc.creator | Hughes, Janette | - |
Autor(es): dc.creator | Scucuglia, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:14:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:14:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11858-023-01534-y | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309127 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309127 | - |
Descrição: dc.description | The act of making provides students with an opportunity to create and design by using materials and technologies. Scholars who examine learning through making maintain that maker approaches to solving problems, creating designs, and thinking about real-world ideas promote the development of abstract thinking skills, such as modeling, and computational thinking (CT) skills. Our goal is to research the use of specific methods of maker education—such as experimenting with tools and hands-on designs—in learning mathematics. We ask: what are the benefits and potential outcomes for designing and teaching learning activities which integrate technology maker practices and pedagogies in mathematics and other school concepts in STEM contexts? We analyzed qualitative data on the benefits and potential outcomes of maker practices and pedagogies from three cases in Canada and Brazil. The researchers designed and facilitated the tasks to study the experiences of participants. Participants were observed, interviewed (or asked interview questions via a questionnaire), and completed reflection prompts. Their activities were recorded. The results show that learning from maker practices and pedagogies augments the learning of individual STEM disciplines, with specific settings and activity designs offering varied foci on mathematics and technology, on science, engineering and mathematics, or on science, technology and mathematics. Students, preservice teachers and teachers benefit in cognitive, interdisciplinary and social (situated) ways. Further research is needed to explore how deeper and other benefits, including critical benefits, may be achieved for learning and teaching mathematics and to explore which practices and pedagogies are associated with more potential outcomes. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Social Sciences and Humanities Research Council of Canada | - |
Descrição: dc.description | Western University | - |
Descrição: dc.description | Ontario Tech University | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 428323/2018-9 | - |
Descrição: dc.description | Social Sciences and Humanities Research Council of Canada: 435-2021-0976 | - |
Formato: dc.format | 1331-1350 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ZDM - Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maker education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | STEM/STEAM | - |
Título: dc.title | Technology maker practices in mathematics learning in STEM contexts: a case in Brazil and two cases in Canada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: