Literatura literária em cursos de pedagogia: cadê a EJA?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul-
Autor(es): dc.creatorMiguel, José Carlos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cláudio Rodrigues Da-
Autor(es): dc.creatorLeal, Luciana Ferreira-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Agnes Iara Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:20:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:20:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782024290122-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/309092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309092-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo presenta datos de un estudio documental y bibliográfico que analiza la oferta de disciplinas específicas relacionadas con la literatura literaria en el área de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en los currículos de los cursos de tres universidades públicas ubicadas en los estados de Mato Grosso do Sul, Paraná y São Paulo. Los cursos no presentan en sus Proyectos Político-Pedagógicos temas específicos cuyos títulos se refieran directa o nominalmente a la EJA o a su público objetivo. La gran mayoría no aborda en las disciplinas relacionadas con la literatura el tema de los jóvenes y adultos. Esto implica un vacío en cuanto a la literatura literaria en la formación de pedagogos. La pedagogía, en lo que se refiere a la enseñanza en la educación escolar, habilita legalmente para actuar también en la EJA, que tiene especificidades curriculares, incluso en términos de contenidos y metodologías, debido a los grupos de edad abarcados por esta modalidad.-
Descrição: dc.descriptionApresentam-se, neste texto, dados resultantes de estudo documental e bibliográfico que analisa o oferecimento de disciplinas específicas relacionadas à literatura literária na área de conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA), nas matrizes curriculares dos cursos de três universidades públicas localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os cursos não apresentam nos Projetos Político-Pedagógicos disciplinas específicas cujos títulos remetam direta ou nominalmente à EJA ou ao seu público-alvo. A ampla maioria não aborda nas disciplinas relacionadas à literatura literária a questão dos jovens e adultos. Isso implica uma lacuna em termos de literatura literária na formação dos pedagogos. A pedagogia, no que tange à docência na educação escolar, habilita legalmente para a atuação também na EJA, que tem especificidades curriculares mesmo em termos de conteúdos e metodologias, dadas as faixas etárias abrangidas por essa modalidade.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual do Paraná-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Educação-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Literária-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleLiteratura literária em cursos de pedagogia: cadê a EJA?-
Título: dc.titleLiteratura literaria en los cursos de pedagogía: ¿dónde está la EJA?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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