Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, José Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cláudio Rodrigues Da | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Luciana Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Agnes Iara Domingos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:20:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:20:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782024290122 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309092 | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo presenta datos de un estudio documental y bibliográfico que analiza la oferta de disciplinas específicas relacionadas con la literatura literaria en el área de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en los currículos de los cursos de tres universidades públicas ubicadas en los estados de Mato Grosso do Sul, Paraná y São Paulo. Los cursos no presentan en sus Proyectos Político-Pedagógicos temas específicos cuyos títulos se refieran directa o nominalmente a la EJA o a su público objetivo. La gran mayoría no aborda en las disciplinas relacionadas con la literatura el tema de los jóvenes y adultos. Esto implica un vacío en cuanto a la literatura literaria en la formación de pedagogos. La pedagogía, en lo que se refiere a la enseñanza en la educación escolar, habilita legalmente para actuar también en la EJA, que tiene especificidades curriculares, incluso en términos de contenidos y metodologías, debido a los grupos de edad abarcados por esta modalidad. | - |
Descrição: dc.description | Apresentam-se, neste texto, dados resultantes de estudo documental e bibliográfico que analisa o oferecimento de disciplinas específicas relacionadas à literatura literária na área de conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA), nas matrizes curriculares dos cursos de três universidades públicas localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os cursos não apresentam nos Projetos Político-Pedagógicos disciplinas específicas cujos títulos remetam direta ou nominalmente à EJA ou ao seu público-alvo. A ampla maioria não aborda nas disciplinas relacionadas à literatura literária a questão dos jovens e adultos. Isso implica uma lacuna em termos de literatura literária na formação dos pedagogos. A pedagogia, no que tange à docência na educação escolar, habilita legalmente para a atuação também na EJA, que tem especificidades curriculares mesmo em termos de conteúdos e metodologias, dadas as faixas etárias abrangidas por essa modalidade. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educação | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Título: dc.title | Literatura literária em cursos de pedagogia: cadê a EJA? | - |
Título: dc.title | Literatura literaria en los cursos de pedagogía: ¿dónde está la EJA? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: