Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Débora Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Ruidiaz, Paola Amaris | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Marcio Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230058 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309082 | - |
Descrição: dc.description | This work is an excerpt from ongoing doctoral research that brings to the curriculum discussions the concept of desire from a philosophical perspective. The path is trodden by the Platonic ideas of desire for lack and, afterward, this concept is confronted with the theorizations of Deleuze and Guattari. Thus, the idea of which students and teachers are desirable in the construction of curricular mathematics texts is questioned. Based on research results, it is considered that the desirable students and teachers form a social gear that contributes to a neoliberal functioning. Such a starting point allows us to problematize what has been desired in the curricula, tied to a capitalist fabrication, and how desire can be taken in other ways when considering collective movements and, thus, producing other curricular possibilities. The secondary movement, concerning the occupations of São Paulo schools in Brazil in 2015, is taken as an example in the production of another curriculum. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Atualmente cursando Pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), SP | - |
Descrição: dc.description | Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Mestre em Educação Matemática pela UNESP Campus Rio Clarro/SP. Atualmente é professora na faculdade de Educação Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Estocolmo (Suécia) Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM) e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, MS | - |
Descrição: dc.description | Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Mestre em Educação Matemática pela UNESP Campus Rio Clarro/SP. Atualmente é professora na faculdade de Educação Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collectiveness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of difference | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wish. Mathematical Education | - |
Título: dc.title | Mathematics Curricula and their Desirable Characters: From the lack to production | - |
Título: dc.title | Currículos de Matemática e seus Desejáveis Personagens: da falta à produção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: