Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Eduardo M. | - |
Autor(es): dc.creator | Albino, João Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima, Ana Cláudia Pires Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Távora, Carla Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Bucchianico, Ivany | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4018/978-1-6684-8422-7.ch013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309053 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309053 | - |
Descrição: dc.description | The goal is to initiate a discussion over the measures to protect the victims, whom unfortunately, in Brazil, composes 30% of elderly people (older than 60 years old). The case report portrays the scam through spoofing, programs that change the caller's identification in a communication, together with Social Engineering, to trick the victim into carrying out operations in the bank's application, thus encouraging transfers to the scammer's account. The victim ended up following these guidelines and made appointments to send money to the scammer, however, he ended up suspecting the situation, decided to interrupt that communication and seek the bank branch for clarification, thus managing to cancel the appointments and reverse the transfer amounts. Actions need to be taken, urgently, because the predictions show a gigantic increase of this type of fraud. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 253-267 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Exploring Cyber Criminals and Data Privacy Measures | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Detailing a case of cyber fraud through telephone in Brazil: From the choice of elderly victims, spoofing until social engineering manipulation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: