
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Isidro Orjuela-Bernal, Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Maira Garcia Lopes, Ronilce | - |
| Autor(es): dc.creator | Miarka, Roger | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230095 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309033 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309033 | - |
| Descrição: dc.description | With the question: what canask a field within mathematics education research?, the purpose of this article is to operate with the production of data from two PhD researches that involved immersive field work, in a Kaiowá-Guarani indigenous community, in the state of Mato Grosso do Sul, and in an encampment of the Brazilian Landless Workers Movement (MST), in the state of Paraná, understanding this set as a composition plan, made possible by the encounter between field and researcher. The proposal is to operate traces of these two field works together alongside mathematics education, with intercessors from different spaces of knowledge and experience, which include the philosophy of difference, literature, and visuality, to produce a cartography that seeks to compose a narrative to conceive the field with a possible compositional plan for research in Mathematics Education, which shifts it from a representative conception to an inventive conception committed to the groups with which it works. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo 2018/24911-6, e Cronopie+, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisador e professor na mesma universidade e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo 2018/24911-6, e Cronopie+, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisador e professor na mesma universidade e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Difference Philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Education | - |
| Título: dc.title | research and/in (de)[compo/field]sition | - |
| Título: dc.title | pesquisas e{m} (de)c[o/a]mposição | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: