
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade NOVA de Lisboa | - |
| Autor(es): dc.creator | Hartmann, Andrei | - |
| Autor(es): dc.creator | Maltempi, Marcus | - |
| Autor(es): dc.creator | Domingos, António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16301 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/309020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/309020 | - |
| Descrição: dc.description | What relationships can be established between Mathematics Education and the Sustainable Development Goals based on the study of a Rural School? This is the guiding question of a doctoral research in which we aim to develop understanding of aspects of Mathematics Education in the 17 Sustainable Development Goals of the United Nations 2030 Agenda, based on a study in a Country School located in the northwest of the state from Rio Grande do Sul/Brazil. To this end, in this article we present ideas related to research in development. To this end, we discuss theoretical ideas from Ethnomathematics in dialogue with the Sustainable Development Goals, in addition to presenting the school where the data were produced. We also discuss the results of a bibliographic survey of dissertations and theses in the area of Mathematics Education. When carrying out a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we located five studies that provide initial elements for the discussion of some of the Sustainable Development Goals. These productions presented relationships with SDG 2 – Zero hunger and sustainable agriculture; SDG 3 – Health and well-being; SDG 4 – Quality education; and, SDG 12 – Responsible consumption and production. We hope to expand these relationships through the development of the thesis, contributing with reflections that concern social, economic and environmental aspects. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade NOVA de Lisboa | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 488-498 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Prometeica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | bibliographic survey | - |
| Palavras-chave: dc.subject | doctoral thesis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ethnomathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sustainable development goals | - |
| Título: dc.title | MATHEMATICAL EDUCATION AND RURAL SCHOOL Scenarios for promoting the United Nations Agenda 2030 | - |
| Título: dc.title | EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y ESCUELA DE CAMPO Escenarios para impulsar la Agenda 2030 de Naciones Unidas | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ESCOLA DO CAMPO CENÁRIOS PARA A PROMOÇÃO DA AGENDA 2030 DA ONU | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: