
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Renato Douglas Gomes Lorenzetto | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Daniela Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza Lima, Adriana | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Lucicleide | - |
| Autor(es): dc.creator | Frango, Edyenis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:00:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:00:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11647/OBP.0316.17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308992 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308992 | - |
| Descrição: dc.description | We present in this chapter a theoretical study and an example of teacher education practices, both inspired by the landscapes of investigation and critical mathematics education of Ole Skovsmose, as well as the mathematics for social justice of Eric Gutstein. This approach to teacher education was used with a group of undergraduate students in mathematics and Master’s students from a public university in the southeast of Brazil. The chosen theme was related to the teachers’ own issues and struggles. We explored a bill by the Brazilian Senate (445/2012), which proposes that teachers of all levels of education be exempt from paying income tax. With this programme, we intended the participants to experience landscapes of investigation in an open space for learning mathematics through a theme involving social justice, and to be able to consider the importance of this kind of approach for their own professional practice in the classroom. Based on the data produced, this chapter presents two narratives as a guiding thread for the analysis of the work carried out, showing that the assumptions of the landscapes of investigation and social justice served as a background for the teacher education proposal. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | - |
| Descrição: dc.description | Freie Universität Berlin | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | - |
| Formato: dc.format | 273-293 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Landscapes of Investigation: Contributions to Critical Mathematics Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | The Impact of Income Tax on the Teaching Profession: A Debate Involving Social Justice | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: