Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Municipio Ipeuna | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | CNPq | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Ricardo Abdalla | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
Autor(es): dc.creator | Galizia, Fernando Stanzione | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:55:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:55:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308987 | - |
Descrição: dc.description | This article is the result of a doctoral thesis in Education. The question that guided the study was: which knowledge base predominates among the professors graduated in Music who teach at Music courses at the three Sao Paulo state universities and which knowledge need to be developed in the search for the quality of teaching in order to overcome a pedagogical action based on the logic of instrumental teaching instead of training that goes beyond learning a particular musical instrument? Supported by the qualitative paradigm, three types of data collection were carried out: online questionnaire, semi-structured interviews, and participant observations. The analysis was based on Bardin's (2011) content analysis assumptions. The theoretical framework was built on the ideas of authors in the field of Education and Music Education, such as Tardi f (2014); Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo and Simard (2013); Azevedo (2009) and Araujo (2005). In the final considerations, we highlight the importance of unveiling knowledge base teaching, contributing to the pedagogical action of teachers who work in music courses, since their professional actions are linked to teaching and not just to the instrumentalist action of teaching. In this sense more studies and researches are urgently needed to advance the teaching qualification of music teachers in higher education. | - |
Descrição: dc.description | Municipio Ipeuna, Ipeuna, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Rio Claro, Grp Estudos & Pesquisas Pedag Univ GEPPU, Rio Claro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | CNPq, Grp Estudos & Pesquisas Pedag Univ GEPPU, Brasilia, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos UFSCar, Sao Carlos, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Rio Claro, Grp Estudos & Pesquisas Pedag Univ GEPPU, Rio Claro, Brazil | - |
Formato: dc.format | 195-220 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Programa Pos-graduacao Musica-ppgm | - |
Relação: dc.relation | Debates | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | University Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education in Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching knowledge | - |
Título: dc.title | CHALLENGES OF TEACHING IN HIGHER MUSIC EDUCATION: WHAT IS THE ROLE OF THE PROFESSOR'S KNOWLEDGE? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: